Você sabia que o ambiente pode influenciar o comportamento do seu pet?



Boa parte dos problemas comportamentais do seu pet estão frequentemente relacionados ao ambiente em que ele vive.


O ambiente em que o seu animalzinho vive pode ser um fator estressante ao pet, principalmente se estiver vivendo em um local com limitação de espaço ou sozinho por longo período, impedido o convívio em sociedade e a interação com os membros da sua espécie.


O isolamento e o tédio causado por ambientes assim afetam a vida emocional de cães e gatos, podendo causar medo, depressão, ansiedade, irritabilidade, alteração no comportamento e até automutilação.


Dentre as alterações comportamentais, podemos citar algumas como: roer móveis, distúrbios de apetite, agressividade, apatia, correr atrás da própria cauda, latir insistentemente, automutilação etc. Um exemplo clássico é o ato de lamber a pele compulsivamente até desenvolver o que chamamos de 'ferida por lambedura'.


Em muitos casos a identificação da causa em relação a alteração do comportamento é difícil e pode levar tempo, pois será necessário investigar o ambiente e a rotina da casa, além de outros fatores, como, por exemplo, os hábitos do tutor.


Vale lembrar também que o médico veterinário é o profissional adequado para recomendações sobre o manejo do pet e o ambiente em que ele vive.


​​​Mundo Animal Rio Preto ​© 2018 

Desenvolvido         Novva Comunicação

  • Whatsapp-Monpla (1)
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon