Quais os cuidados com os pets na quarentena?



As mudanças na rotina, com a determinação da quarentena, estão trazendo novos desafios e novos costumes para dentro da nossa própria casa. Algumas delas envolvem, inclusive, os nossos animais de estimação.


O Mundo Animal preparou algumas dicas de cuidados relacionados à higiene, ambiente e atividades para manter o seu animalzinho sempre saudável e feliz.


Confira!

Banho

Nesse período, é essencial que os banhos e outros procedimentos que envolvem a higiene animal sejam feitos em casa. No entanto, é preciso ter a atenção redobrada. É importante ter cautela com a água próxima à região dos ouvidos e secar os pelos do pet corretamente para evitar dermatites, infecções e proliferação de fungos.


Higienização do ambiente

Além da higienização do animal, é preciso limpar o ambiente, se possível, uma vez ao dia. Para a casa em geral, é recomendado usar produtos à base de hipoclorito de sódio, como a água sanitária, mas evitar usá-la nos locais onde o pet fica acomodado por mais tempo. Nesses locais, a recomendação é para que a limpeza seja feita apenas com amônia quaternária, pois o produto possui baixa toxicidade e pode ser encontrado facilmente em pet shops.


Como minimizar o estresse do pet

Diante do longo período de isolamento, alguns animais podem vir a desenvolver ansiedade, estresse ou, até mesmo, depressão. É preciso estar atento ao comportamento do pet e aos prováveis sintomas.


Segundo os veterinários, no caso da depressão, os principais indícios são a tristeza profunda, falta de apetite e a rejeição ao toque físico. Já o animal com estresse pode apresentar coceira constante, perda de apetite, diarreia, respiração ofegante e agressividade.


Para evitar possíveis momentos de estresses, inclua o animal de estimação nos momentos de descontração dentro da própria residência, já que, neste período, passeios devem ser evitados.


Que atividades posso fazer com meu pet em casa para substituir os passeios?

Mesmo com os passeios suspensos, os animaizinhos continuam precisando de atividade física diária para gastar suas energias. Algumas alternativas são: subir e descer escadas do prédio ou de casa, jogar a bolinha para ele buscar, usar brinquedos interativos ou, ainda, montar um circuito com cadeiras em um corredor.

--

Brincadeiras para entreter o seu pet na quarentena.

Para evitar que o seu animalzinho fique estressado, confira uma lista de brincadeiras e atividades que você pode fazer com o seu pet em casa.

1. Esconde-esconde - Use o espaço da sua residência para esconder seus brinquedos favoritos e petiscos. Isso o manterá ocupado e entretido.


2. Frisbee - Jogar o frisbee para ele pegar também é válido, mas é importante ter cuidado com outros objetos da casa para não quebrar nada ou mesmo machucar alguém que esteja passando pelo cômodo. Jogue o objeto em ambientes amplos como quintais, varandas e garagens.


3. Bolinha – A brincadeira clássica é ótima para os pets, pois eles conseguem correr e capturar o objeto, hábitos que adoram. Além disso, é uma forma de aproximar o tutor do companheiro.


4. Cabo de guerra - Pegue uma corda ou mesmo brinquedo que possa ser puxado pelo tutor. Mas atenção: não faça muita força para puxar e deixe o cachorro ganhar a "competição" de vez em quando.


5. Brinquedos com petiscos - Ótimo para quem mora em apartamento pequeno e não tem muito espaço para o pet, eles soltam petiscos conforme o animal se diverte.


6. Brinquedos mastigáveis – Ideal para os filhotes que amam mastigar e morder tudo que veem pela frente, inclusive nossa mão. Esses brinquedos ajudam a coçar a gengiva com os dentinhos nascendo. É interessante dar bolinhas e quaisquer objetos de borracha, principalmente. Isso alivia o estresse e evita que ele mastigue outros objetos de casa e machuque as pessoas.


7. Caixa de papelão – Gatos amam uma caixa de papelão vazia. Aproveite e faça uma casinha com a caixa para o seu felino.


8. Ratinho de brinquedos – Há vários ratinhos de brinquedo que se mexem sozinhos e fazem até barulho, o que é uma ótima opção para o gato, que costuma ficar horas distraído. Além disso, uma bolinha barulhenta pode fazer o mesmo papel de uma presa para ele - ao perseguir o objeto é como se estivesse pegando um rato.


9. Bola de lã. - Eles adoram passar as unhas na lã e ficar enrolando e desenrolando a bolinha. Procure deixar uma sempre por perto dele ao sair de casa e, se possível, deixe mais de uma.


Fique bem e fique em casa!

#Fiquememcasa


​​​Mundo Animal Rio Preto ​© 2018 

Desenvolvido         Novva Comunicação

  • Whatsapp-Monpla (1)
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon