Por que meu cachorro arranha o chão antes de deitar?




Muita gente fica brava quando o cachorro começa a arranhar o chão (almofada, caminha ou qualquer outra superfície) antes de deitar. Mas isso tem uma explicação pra lá de instintiva. Acredite: seu cachorro não faz isso para chamar sua atenção ou apenas porque gosta de destruir antes de deitar. Na verdade, eles faz isso seguindo algo que seus ancestrais faziam naturalmente.


Cães e lobos “preparam” o terreno antes de deitarem e dormirem. Ao “cavar” o local que escolheram para descansar, eles estão na verdade fazendo com que aquela superfície fique mais aconchegante/ acolhedora. Faz praticamente parte do DNA de nossos pets fazer isso… por mais que a cama que compramos para eles seja fofa o suficiente, eles vão querer “ajeitá-la”.


Outro fator que colabora para que eles arranhem os raspem suas patas está no fato de que por meio de seus coxins (as famosas “almofadinhas”) eles liberam odores únicos, que ajudam a demarcar o território. Quando o clima está frio demais, o arranhar também ajuda não somente a esquentar o lugar que escolheram para deitar, mas também gera calor em seu corpo, principalmente quando fazem isso de forma rigorosa.


Vale lembrar que arranhar/ cavar de maneira excessiva pode indicar problemas. O excesso de energia por falta de atividades físicas e mentais, por exemplo, pode resultar em um cachorro mais destruidor, que raspa objetos e superfícies sem propósito. Fique atento e procure a ajuda de um profissional caso esse seja o caso do seu pet.


Fonte: Pet Love

​​​Mundo Animal Rio Preto ​© 2018 

Desenvolvido         Novva Comunicação

  • Whatsapp-Monpla (1)
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon