Você sabia que os pets também podem doar sangue?



Todos nós sabemos que doar sangue pode salvar vidas; provavelmente você já presenciou a situação de alguém precisando de doação ou pelo menos já ouviu falar. O pior é que os bancos estão quase sempre vazios e precisando de doadores. E se mesmo com tantas campanhas a respeito, os bancos de sangue humano quase não dão conta de manter os hospitais da região, já parou para pensar em como estão os bancos de sangue para pets?


Os animais podem (e devem) sim realizar transfusões de sangue! O procedimento ficou muito mais seguro com o passar do tempo, portanto, não precisa ter medo, seu bichinho não sofrerá nenhum efeito colateral pela doação.


Esse processo de transfusão de sangue é feito de maneira cuidadosa e obedece a critérios rígidos. Em cada doação é retirado só um pouquinho de sangue, em um processo não doloroso e que não demora mais que meia hora. Corta-se um pouco de pelo na região do pescoço, onde é efetuada a coleta, mas não precisa se preocupar, pois é o melhor lugar para fazê-lo.


Além de ser extremamente importante para salvar a vida de outros pets, a doação de sangue também traz benefícios para o doador. Isso porque as clínicas que realizam a coleta colhem uma amostra, e através dela são feitos diversos exames, que ficam disponíveis para o dono do pet buscar depois. Ou seja, além de estar salvando uma vida, seu bichinho também ganha um check-up completo e mantém a saúde em dia.


Para realizar esse processo de transfusão de sangue, é preciso seguir alguns critérios, como:

- Cachorros: ser saudável, calmo, sem doenças infecciosas, vacinado e desparasitado, não ser obeso, não estar no cio, ter idade entre 1 e 8 anos e pesar mais de 30 kg.


- Gatos: ser saudável, calmo, sem doenças infecciosas, vacinado e desparasitado, ser criado dentro de casa, apenas alimentado com dieta comercial, não ser obeso, não estar no cio, ter idade entre 1 e 8 anos e pesar mais de 3,5 kg.


E aí, já pensou em levar seu pet para doar sangue? A transfusão é um procedimento realizado em casos de emergência e tenta corrigir uma anemia ou disfunção sanguínea severa. Casos onde o bichinho precisa receber uma doação são extremamente graves e eles precisam de todo o amor e solidariedade possível. Faça a sua parte!


Fonte: Novva Comunicação.

​​​Mundo Animal Rio Preto ​© 2018 

Desenvolvido         Novva Comunicação

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon