Meu cachorro late compulsivamente: O que fazer?



O latido é a “língua” dos cães, a forma que eles utilizam para se comunicar. Por isso, devemos respeitar e entender como algo natural. Mas, a gente sabe que tem casos de excesso por parte da personalidade de alguns animais, que se tornam “latidores compulsivos”, o que pode acabar incomodando bastante a todos de seu convívio.


Para estes casos, vamos ensinar dois truques de adestramento básico, que funcionam pelo mecanismo de estímulo negativo. A ideia é que o cão associe o latido a uma situação que o incomode, e assim, passe a latir cada vez menos.


Uma das possibilidades é utilizar um borrifador com água, lançando um jato em direção ao animal, de preferência no focinho, toda vez que ele latir compulsivamente. É necessária muita descrição e muita mira também! Quanto mais discreto você for, mais eficaz o método, pois o cachorro vai se assustar com a água, não com você.


O outro truque é utilizar um objeto de metal, como uma latinha, por exemplo, cheia de moedas. Não deixe o cachorro ver para não se acostumar com a latinha - é necessário manter o mistério. Assim que ele começar com uma crise de latido histérica, dê APENAS UMA chacoalhada bem forte na lata, sem que ele veja. O barulho deve incomodá-lo bastante, e ele deve achar que cada vez que latir esse barulho chato vai se repetir.


Perceba que você precisa realmente incomodá-lo, de forma sutil e sem violência, é claro, sem deixá-lo perceber ou reconhecer os objetos. Deve ser uma associação natural, uma noção de consequência. Por isso também, no começo é preciso manter uma certa disciplina para repetir o truque diversas vezes, só assim ele vai entender que se trata de uma associação. Como são animais extremamente inteligentes, logo vai perceber que latir causa uma consequência que ele não gosta, e então diminuirá a frequência das crises.


Atenção: utilize estes recursos com bom-senso. São indicados apenas para os casos de latidos compulsivos. Se você inibir seu cão TODAS as vezes que ele latir, ele automaticamente estará perdendo a autonomia para se comunicar, o que pode gerar estresse e depressão.

​​​Mundo Animal Rio Preto ​© 2018 

Desenvolvido         Novva Comunicação

  • Whatsapp-Monpla (1)
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon