
Nossos pets são mais parecidos com a gente do que imaginamos, principalmente quando se trata da saúde. Cães e gatos, assim como nós, também precisam estar com todas as vacinas em dia, a fim de evitar grandes problemas para a saúde do bichinho. Por isso, esteja sempre atento à carteira de vacinação do seu amigo.
Ao contrário do que imaginamos, a vacinação não somente evita futuras doenças: elas também mantêm o seu pet muito mais saudável e com uma expectativa de vida maior. Além disso, ela também traz benefícios para o seu convívio com o animal, pois ela previne tanto ele quanto você de doenças contagiosas.
Mas afinal, você sabe quais doenças são evitadas com a vacina e com qual periodicidade ela deve ser reforçada?
As vacinas múltiplas, mais conhecidas como polivalente ou combinada são responsáveis por imunizar o organismo do animal contra 7 doenças graves e contagiosas, como:
Leptospirose: costuma ser disseminada por ratos, geralmente através de água contaminada em áreas rurais, que pode causar insuficiência hepática/renal grave e também pode ser transmitida dos cães para seres humanos com quem tenha contato;
Coronavirose: causa vômito e diarreia e pode se tornar perigoso quando há contaminação secundária por bactérias;
Adenovirose: pode causar graves doenças respiratórias;
Parvovirose: afeta geralmente filhotes e provoca diarreia com sangue que pode ser fatal;
Parainfluenza: popularmente conhecida como “tosse dos canis”, essa doença é altamente contagiosa e costuma ser desenvolvida em ambientes onde vivem muitos cães juntos. Ela pode se desenvolver para a pneumonia e outras doenças bem mais graves;
Hepatite: causada por um vírus altamente infeccioso que afeta o fígado, essa doença é um distúrbio grave que se desenvolve de forma bastante rápida;
Cinomose: causa tosse intensa e diarreia, podendo levar a uma pneumonia fatal e até mesmo paralisia. Seu tratamento é bastante difícil e quando o animal consegue ser curado, acaba ficando com sequelas.
Todas essas doenças são extremamente prejudiciais para o seu bichinho e podem ser facilmente evitadas com a aplicação correta das vacinas. Por isso, certifique-se de reforçar as dosagens no seu animal pelo menos uma vez ao ano. Em caso de dúvidas, procure um veterinário de sua confiança e faça do seu amiguinho um pet muito mais saudável e feliz.
Fonte: Novva Comunicação.