Dicas para viajar com o pet

Quando se resolve viajar e levar seu pet, algumas preocupações entram na conta do dono. Todos querem aproveitar a viagem, e manter o bem-estar e a saúde do bichinho é essencial para evitar problemas e preocupações não planejadas. É importante considerar todos os detalhes da viagem antes de decidir se levar o pet junto pode ser uma boa ideia. Uma viagem com animais requer, de fato, cuidados especiais.

Uma viagem com animais é sempre mais cercada de preocupações, principalmente quando se trata de hospedagem e passeios. Se o paradeiro é um hotel, é indispensável se certificar que o hotel aceita animais antes mesmo de fazer a reserva. Não deixe para perguntar se há permissão para ficar com seu bichinho quando for fazer o check in, pois se isso não puder acontecer, vai acarretar muito estresse já no início da viagem.


É importante também considerar que todas as atividades realizadas para manter o bem-estar do pet devem ser feitas durante a viagem também. Então, o dono deve estar disposto a sair para passear com o cachorro e a limpar a caixa de areia do gato todos os dias para evitar problemas com a gerência do hotel.

Animais domésticos costumam ter uma rotina e acostumam-se ao seu ambiente, tirá-los dessa zona de conforto pode ser estressante para o animalzinho. É normal que o pet estranhe o lugar, mesmo sendo uma casa, e tente explorar o ambiente ou até fugir. Então, sempre tente mantê-lo por perto e dentro de casa, para que ele não corra o risco de sair para lugares estranhos e se perca ou sofra um acidente.


Levar brinquedos de casa é uma boa opção, para que ele sinta cheiros que conhece e se sinta mais confortável no novo lugar. Se ele dorme em algum cesto ou colchão, leve-o também para que ele descanse em seu lugar de costume.


Se o clima do lugar onde vai viajar com seu pet for muito diferente do habitual, tenha cuidado para manter a saúde do animalzinho perfeita. Lugares mais quentes exigem maior hidratação e ventilação para o bichinho, assim como lugares mais frios pedem roupas confortáveis e cobertores para ele poder se aconchegar.


Pense em tudo antes da viagem com um animal de estimação


Dependendo do destino e do meio de transporte, algumas coisas podem ser preparadas antes da viagem para deixar a viagem do seu pet mais agradável. Nunca esqueça de sempre ter o número de um veterinário ou de clínicas no lugar onde vai, caso precise de alguma emergência.

Certifique-se de endereços de locais importantes, como hospitais e atendimento 24 horas, eles podem ser necessários.


Se for viajar com animais para fora do país, levar petiscos e comidinhas que eles gostem é uma boa ideia para mantê-los felizes. O dono deve lembrar sempre de se informar sobre tudo a respeito das leis sobre transporte de animais e costumes do local onde vai. Alguns países tem culturas diferentes da brasileira quando se trata de passeios com cães ou lugares onde eles podem ou não ficar.


A carteira de vacinação e a avaliação médica devem estar sempre em mãos em qualquer lugar que o animalzinho vá, pois nunca se sabe quando ela pode ser exigida.

Se o destino for um acampamento ou uma fazenda, a atenção ao que levar na mala deve ser redobrada. Conversar com um veterinário e pedir receitas de remédios úteis, além de dicas sobre como identificar certos problemas, são questões muito importantes para evitar complicações.


O dono, ainda, nunca pode esquecer de estar sempre atento ao bichinho. Locais com floresta, rio, ou até campo aberto são um prato cheio para seu pet se perder, se machucar ou topar com animais indesejados. O mantenha sob controle e dentro de todas as suas atividades, para que ele fique por perto.


Pesquisar sobre o lugar da viagem é sempre bom

Vamos supor que o dono queira levar seu pet para tomar banho ou passear com o cão em um parque onde ele possa socializar com novos cães, saber como chegar a esses lugares com antecedência é muito interessante, principalmente para quem gosta de planejar a viagem inteira.


É importante não tirar os animais da sua própria rotina quando levá-los para viajar, por isso, se a viagem é longa, tentar manter os banhos com a mesma regularidade que eram e os momentos de lazer nos mesmos horários que de costume ajudam seu pet a se manter calmo e feliz durante a viagem.


Pode ser uma preparação complexa e que toma muito tempo, mas é essencial prevenir todos os possíveis problemas antes de viajar com animais do que ter que resolvê-los às pressas. Afinal, pet feliz faz o dono feliz.


Fonte: CachorroGato

​​​Mundo Animal Rio Preto ​© 2018 

Desenvolvido         Novva Comunicação

  • Whatsapp-Monpla (1)
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon