
Se seu cão não se comporta de forma devida na hora de levá-lo para passear, não é culpa dele. Você é responsável pela socialização dele e por ensinar as condutas que ele deve seguir. No momento do passeio, seu animal de estimação deve entender que é você quem dita as regras.
Lembre-se que essa atividade é uma coisa que seu cão precisa, não só para fazer as necessidades fisiológicas, mas também para se exercitar e poder se relacionar com o entorno, longe dos limites de casa.
1. Evite a ansiedade
Muitos cães ficam ansiosos quando sabem que se aproxima o momento de sair para passear. Por isso, só coloque a coleira quando ele tiver se acalmado. Procure deixá-lo calmo antes de sair pela porta. Pare de andar se ele demonstrar que está impaciente E você tem que sair primeiro que ele. Deve ficar claro que você guiará o caminho e não ele.
Na rua, se ele demonstrar que pretende correr quase te arrastrando pelo chão e puxando a coleira, você deve interromper a caminhada até que ele se acalme. Você deve fazer o mesmo se ele apresentar agressividade com outros cães ou pessoas na rua durante a caminhada.
Você também deve prestar muita atenção para que o cão não tenha contato com substâncias perigosas ou com animais agressivos, que pode acabar desencadeando uma briga e ferir os animais envolvidos. Por isso, atenção redobrada!
2. Apenas deixe que ele seja cão
O passeio permite que seu animal de estimação não só queime energia e relaxe, mas permite que ele desenvolva os instintos de cão:Marcar território;
Rastrear distintos cheiros;
Relacionar-se com outros cães;
Assim, dê tempo para que também ele desenvolva estes “momentos caninos” durante o passeio.
3. Mostre-se calmo e seguro
Você deve conseguir que seu animal de estimação compreenda que você está dominando a situação para que ele não decida dominar a situação.
4. Evite as horas de temperaturas mais extremas
Tanto no verão como no inverno devemos evitar sair nas horas em que o clima for menos favorável.
5. Mantenha os mesmos horários
Isso pode ser aplicado tanto as comidas como para os passeios. Assim você poderá sincronizar as saídas com o momento de fazer as necessidades. Lembre-se também de levar os elementos necessários para poder recolher as fezes.
Fonte: meusanimais