Saiba porque você não deve dar ração de cachorro ao seu gatinho



Se você tem gato e cachorro em casa, já deve ter pensado sobre isso. Seja por já ter passado por essa situação ou por imaginar se haveria a possibilidade de alimentá-los com a mesma ração. Na segunda hipótese, é melhor desistir dessa ideia, ou poderá prejudicar seu animalzinho.


Gatos não podem ser alimentados com ração de cachorro, e nem vice-versa, porque os alimentos são produzidos com formulações específicas para as necessidades de cada animal, que são bastante diferentes. Os gatos são animais carnívoros e por isso necessitam de uma maior quantidade de proteínas de qualidade em sua dieta, proveniente de carnes. Já os cães são animais mais adaptáveis, o que os tornam capazes de aproveitar os nutrientes de fontes alternativas de alimento, como por exemplo cereais e demais vegetais. Na natureza, a carne também é a principal fonte de alimento dos cães, mas, devido a uma alta capacidade de adaptação eles podem sobreviver à base de dietas hipoproteicas.


Se por curiosidade ou engano o seu gato comer a ração do cachorro, não há motivos para grandes preocupações em relação a intoxicação. O que pode acontecer é um certo mal-estar gástrico, mas nada grave. Entretanto, uma alimentação regular com a ração errada pode causar danos irreversíveis à saúde do seu felino, podendo leva-lo até mesmo à óbito. O contrário, quando o cão come a ração do gato, também é contraindicado. Mas os felinos são bem mais prejudicados nesta troca.  


As rações para gatos, contém taurina e niacina, dois aminoácidos essenciais para a digestão correta dos alimentos e para a sobrevivência dos gatos. Na ração canina não há esses elementos, e a ausência deles na alimentação dos felinos, pode causar problemas cardíacos e de visão. Podendo inclusive levar seu gato à morte. É da natureza do gato alimentar-se de presas vivas, e através delas um gato consegue obter toda a taurina que seu organismo necessita. Quando cozinhamos a carne, por exemplo, o processo de cozimento destrói a taurina. Por este motivo, a taurina é novamente acrescentada ao final do processo de fabricação das rações para gatos.


Ou seja, rações para cães e gatos são realmente diferentes por conterem substâncias específicas, de acordo com as necessidades nutricionais de cada espécie. Não se engane ao pensar que trata-se apenas de uma estratégia de marketing para vender ração de gato a um valor mais elevado. Ração para cães e para gatos são mesmo diferentes, e é preciso que assim seja para que eles se mantenham saudáveis e bem nutridos.

​​​Mundo Animal Rio Preto ​© 2018 

Desenvolvido         Novva Comunicação

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon