
A cegueira é a perda parcial ou total da visão - pode ser por uma causa congênita, adquirida após um trauma ou uma doença como a pressão alta, catarata ou o glaucoma. Se você tem um pet cego de nascimento ou o seu velho companheiro de quatro patas perdeu a visão, será estressante no começo para você e principalmente para ele.
Veja algumas dicas importantes sobre os cuidados com esses animaizinhos tão especiais.
Evite mudanças grandes no seu lar
Procure manter os móveis sempre no mesmo local. O seu animalzinho vai precisar de uma certa estabilidade no lar. Por isso, é importante que os objetos da casa não mudem de lugar para que eles não percam os seus pontos de referência.
Mantenha os potes de alimentos e água no mesmo lugar sempre
Manter os potes de alimentação sempre no mesmo lugar evita que eles fiquem estressados e também dá certa independência para o animal.
Segurança
Se sua residência possui escadas e piscinas, procure cobri-las ou deixar o seu animalzinho o mais longe possível delas. Dessa forma, evita acidentes mais graves.
Ambiente
Procure deixar sempre o ambiente tranquilo. Evite sons muito altos ou gritos, pois isso pode assustar o seu pet, principalmente no período de adaptação.
Compre brinquedos com som
Não deixe de brincar com seu animalzinho por conta dessa deficiência. Pelo contrário, brinque e converse muito com ele. Mesmo que seja difícil ele conseguir pegar a bolinha para você, é possível estimular a audição dele com brinquedos que emitem sons.