Os benefícios da castração para cães e gatos


A castração representa responsabilidade social e qualidade de vida para o seu animal. A superpopulação de animais domésticos (mas que nem sempre tem um lar) é um caso de saúde pública e responsabilidade de todos. Por isso, a castração é importante, em primeiro lugar, como prática da posse responsável, já que as ninhadas indesejadas muitas vezes são motivo para o abandono.


A maior parte dos animais não consegue um lar, ficando pelas ruas, procriando indesejadamente, com sede, fome, sem abrigo, doentes, correndo riscos de atropelamento e maus tratos. E a melhor forma de impedir essa realidade é castrando seu animal. Além disso, a castração melhora a qualidade de vida do animal e evita diversas doenças. Portanto, não se trata de mutilação, e sim de prevenção.


O procedimento deve ser realizado por um médico veterinário em um clínica que ofereça todas as condições de higiene e bons equipamentos. Quando se trata de saúde, não é hora de economizar com “ofertas” duvidosas. Afinal, qualquer tipo de cirurgia envolve riscos, por isso a importância do seu animal está sendo monitorado e bem assistido.


A cirurgia é feita com anestesia geral, portanto indolor e dentro de dois ou três dias ele retomará suas atividades normalmente. O pós-operatório dura em média de 07 a 10 dias e as instruções do médico veterinário devem ser seguidas para não correr o risco de alguma complicação durante esse período.


Após a castração os animas tendem a ficar menos agitados, podendo ganhar peso, o que nos leva a outra detalhe importante: a alimentação balanceada e o estímulo de atividade física, com brincadeiras e caminhadas. Em relação à ração, já existem no mercado opções especialmente formulada para cães e gatos castrados, cuja dieta deve ser bem assistida.

Veja agora alguns benefícios da castração para fêmeas e machos:


FÊMEAS

• Quando realizada antes do primeiro cio (aproximadamente 08 meses de idade) praticamente zera o risco de câncer de mama;

• Não entram no cio (sangramento) de 3 em 3 meses, deixando de atrair vários machos em seu portão e evita que ela fuja para cruzar;

• Diminui o risco de doenças no útero, principalmente da piometra, que atinge quase 60% das cadelas;

• Elimina o risco da gravidez psicológica que ocorre em algumas cadelas depois do cio, quando as mamas podem aumentar, ocorre a produção de leite e aumenta a irritabilidade da cadela;


MACHOS

• Evita o aumento da próstata de forma diferenciada chamada de hiperplasia da próstata;

• O animal estará livre dos tumores nos testículos;

• Nos gatos, diminui em quase 90% o problema de trato urinário, causado pela irritação da mucosa na bexiga e na uretra;

• Deixam de fugir para ir atrás de fêmeas no cio, evitando brigas com outros cães nas ruas;

• Ficam mais tranquilos, porque deixam de produzir hormônios sexuais não permitindo que eles fiquem irritados por não poder cruzar;

• Não tem tanta necessidade de marcar o território com urina, mas continuam guardiões da casa com instinto de proteger o ambiente em que vivem.


Os motivos são mais que justificáveis, não é mesmo? Então, consulte um veterinário e castre seu animal o quanto antes, para oferecer à ele o máximo possível de qualidade de vida.

​​​Mundo Animal Rio Preto ​© 2018 

Desenvolvido         Novva Comunicação

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon