Calos em cachorros? Saiba como prevenir e cuidar!





Seu cãozinho já apresentou calos no corpo? Infelizmente, isso é algo comum, ainda mais em cães de porte médio e grande –principalmente em áreas como cotovelos, joelhos e patas.


A região do calo tende a ficar mais espessa, sem pelos e a pele, mais grossa. Alguns donos de cães não se importam com essa aparência e outros não sabem se este é um processo normal ou patológico, se precisa de tratamento e como evitar. Embora não seja algo tão grave, isso representa uma doença, sim! Por ser uma região com pouca ou nenhuma sensibilidade, o cão não sente dores ou maiores desconfortos, mesmo que haja algum machucado.


Portanto, é importante a inspeção rotineira para evitar que ocorra a evolução para uma escara de decúbito, que é caracterizada por um machucado séptico (com bactérias). Caso evolua para feridas maiores, pode causar febre e até infecção espalhada para a corrente sanguínea. Por isso, é importante cuidar junto ao veterinário!

Confira abaixo como tratar.


Como eles surgem


Os cotovelos e joelhos são regiões com menos gordura do corpo canino e, quando o cão se apoia no chão, acaba forçando mais nessa região. Por exemplo: ao deitar e sentar, a pele amortece o atrito entre o chão e o osso. Sendo assim, a pele tende a ficar mais espessa para compensar este impacto, gerando o aspecto de calo (ou hiperqueratose) no cotovelo ou joelho (ou também nas patas).


Como tratar


A melhor forma de curar os calos do cão é aplicando hidratante para melhorar e dar flexibilidade a esta área da pele. Converse com o seu médico veterinário de confiança e ele orientará o melhor produto para você.


Outra medida que você pode tomar é melhorar a superfície na qual o seu animal costuma deitar-se, tornando em um local mais confortável e macio, por exemplo, um colchão na área onde ele dorme ou na área onde passa a maior parte do tempo deitado. Lembre-se que, quanto menos atrito tenha com superfícies duras, mais rápido o seu amigão se recuperará.

​​​Mundo Animal Rio Preto ​© 2018 

Desenvolvido         Novva Comunicação

  • Whatsapp-Monpla (1)
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon